UniversidadeUFPB
ProgramaPPGAU pós graduação Arquitetura & Urbanismo
Semestre2022.1
Créditos/carga horária2Cr / 30h
Datas/HorárioTerças Feiras 10h a 12h; 8 Março a 14 Junho
LocalOnline

As humanidades ambientais surgiram na última década como uma nova área de pesquisa interdisciplinar que visa ajudar a transpor as divisões tradicionais entre as humanidades, as ciências e as artes. O campo explora maneiras de sintetizar métodos de diferentes disciplinas para criar novas formas de pensar e imaginar por meio de problemas ambientais.

O curso explora maneiras de introduzir as humanidades ambientais no ensino de umas disciplinas, a arquitetura e o urbanismo, caracterizadas por seu excepcionalismo humano e as externalidades da queima de carbono. Isto significa introduzir noções de geofísica, ciência do clima, ecologia política, cosmogonias indígenas e tecnociência feminista. Significa incentivar colaborações transdisciplinares com geógrafos, biólogos, antropólogos, filósofos, acadêmicos literários, artistas visuais e sonoros e ativistas ambientais.

Assim, o curso propõe uma abordagem da questão urbana a partir das humanidades ambientais, respondendo aos desafios do clima e da justiça ambiental. Como imaginar uma arquitetura para humanos entendidos como simbiontes? Como desenhar cidades para a coexistência de múltiplos espécies além de humanas? Como seria um urbanismo que potencie relações de parentescos com outras espécies? Em base a estas perguntas os estudantes serão convidados a imaginar como infraestruturas e ecossistemas podem ser hibridizados de maneiras mais social e ambientalmente justas.

O programa intensivo enfatiza discussões em grupo, pequenas leituras, pensamento crítico, explorações visuais e reflexões individuais, que serão orientadas e informadas pelo professor. Os alunos serão encorajados a desenvolver abordagens pessoais e talvez não convencionais; entretanto, seu trabalho deve permanecer cientificamente preciso e respeitoso com a pesquisa original.

Header: Carla Lombardo, Porto Suape – Coreopolíticas da Terra.