UniversidadeUFPB PPGAU
Créditos/carga horária1Cr/15h
Semestre2018.2
Datas/Horario19, 20, 21 y 22 de Novembro/8 a 12 h
LocalSala Multimedia

EMENTA

O curso Do Sputnik ao Stack: Arquitetura na Época da Computação a Escala Planetaria propõe um estudo crítico das relações do humano com seu espaço analógico e digital, através da história da tecnologia da Guerra Fria até os dias atuais. O Sputnik sovietico, a rede ARPA e o Cybersyn de Stafford Beer e Salvador Allende são alguns dos pontos de passagem para uma conversa apoiada por um repertorio conceituail que inclui o manifesto ciborgue de Donna Haraway, o espaço de fluxos de Manuel Castells, o software livre de Richard Stallman e os ciborgues espaciais estendidos de William J. Mitchell. O ponto final é a proposta do Stack de Benjamin Bratton. Baseando-se em filosofia política, teoria da arquitetura e estudos de software, Bratton propõe que plataformas de nuvem, redes inteligentes, aplicativos móveis, cidades inteligentes, automação e a Internet das Coisas podem ser vistas como formando um todo coerente: uma megaestrutura acidental que é uma infra-estrutura computacional e uma nova arquitetura de governo.

PROGRAMA

Aula 1 – 19 de Agosto – Introdução ao curso. Do Sputnik ao Stack: Uma historia das tecnologías e infraestructuras de conectividade. Estudo de casos: de cybersyn e hackitectura a google urbanism.

Aula 2 – 20 de Agosto – Seminário a partir dos textos da bibliografia.

Aula 3, 4, 5 – 21 a 23 de Agosto – Atividades e Discussões. Trabalho em sala de aula..

Resultados destacados

A Cartografia de um Assassinato Físico e Digital, começada durante o curso, tem sido apresentada no VI Simpósio Internacional LAVITS (Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade). UFBA Salvador, 27/04/2019, e no Espaço Google News no Festival 3i. Fundaçao Progreso, Rio de Janeiro, 20/10/2019.

BIBLIOGRAFIA

Bratton, Benjamin H. The Stack: On Software and Sovereignty. Software Studies. MIT Press, 2015.

Haraway, Donna. O Manifesto ciborgue – ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX. 1985.

Galloway, Alexander R. Protocol: How Control Exists after Decentralization. Leonardo. MIT Press, 2004.

Greenfield, Adam. Radical Technologies: The Design of Everyday Life. London; New York: Verso, 2017.

Medina, Eden. Revolucionarios cibernéticos: Tecnología y política en el Chile de Salvador Allende. LOM Ediciones, 2013.

Mitchel, William J, and William J Mitchel. Me++: The Cyborg Self and the Networked City. MIT Press, 2004.

Rheingold, Howard. Smart Mobs: The Next Social Revolution : Transforming Cultures and Communities in the Age of Instant Access. Reading, MA: Basic Books, 2007.