Universidade UFPB / PPGAU
Créditos / carga horária 2Cr/30h
Semestre 2020.1
Datas / Horario 10 a 14 de Fevereiro / 13 a 17 h
Local Espaço Cidadania Digital TCE Jaguaribe

EMENTA

O curso propõe um acercamento crítico ao fenômeno da Smart City ou Cidade Inteligente a partir do estudo de uma de suas infra-estruturas fundamentais: a sala de situação ou situation room. Com origem na Guerra Fria e a colaboração de arquitetos e expertos em computação, a sala de situação é um espaço secreto equipado com telas e informação em tempo real. Com o avanço da digitalização, a geração de dados e a inteligência artificial, as salas de situação são oportunidades para uma maior concentração de poder em poucas mãos, mas também para iniciativas de inovação tecnopolitica e democrática, como é o caso da Sala de Cidadania Digital do Tribunal de Contas do Estado de Paraíba, onde o curso ira acontecer. A partir do estudo de conceitos como sociedade em rede, IoT, espaço dos fluxos, espaço híbrido, ciborgues espacialmente estendidos, governança algorítmica, stacks e datacracia, o curso ira a explorar de maneira teórica e prática as possibilidades cidadãs das salas de situação expandidas, propondo um exercício de desenho especulativo para a cidade de João Pessoa.

BIBLIOGRAFIA

Bratton, Benjamin H. The Stack: On Software and Sovereignty. Software Studies. MIT Press, 2015.

DeSoto, Pablo. Situation Room: Diseñando un Prototipo ciudadano de Sala de Situación. dpr-barcelona, 2011.

Haraway, Donna. O Manifesto ciborgue – ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX. 1985.

Medina, Eden. Revolucionarios cibernéticos: Tecnología y política en el Chile de Salvador Allende. LOM Ediciones, 2013.

Mitchel, William J, and William J Mitchel. Me++: The Cyborg Self and the Networked City. MIT Press, 2004.

Pérez de Lama Halcón, José. Devenires cı́borg: arquitectura, urbanismo y redes de comunicación. Universidad de Sevilla, 2006.

Rheingold, Howard. Smart Mobs: The Next Social Revolution : Transforming Cultures and Communities in the Age of Instant Access. Reading, MA: Basic Books, 2007.

Open chat