Universidade | UFPB PPGAU |
Créditos / carga horária | 2Cr/30h |
Semestre | 2019.2 |
Datas / Horario | 19, 20, 21 y 22 de Agosto / 8 a 12 h |
Local | Espaço Cidadania Digital TCE Jaguaribe |
Ementa | |
EMENTA
O curso propõe uma exploração teórica e prática de projetos e dispositivos digitais no espaço público. A parte teórica apresenta um estudo crítico das relações do humano com seu espaço analógico e digital: sociedade rede, espaço dos fluxos, protocolos, espaço híbrido, ciborgues espacialmente estendidos, governança algorítmica, stacks. A parte prática consiste no desenho de um projeto real para Adressaparken, um espaço publico tecnológico na cidade de Trondheim. Vinculado a Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU), Adressaparken é um laboratório para pesquisa e inovação, teste de novas soluções, debate social e comunicação de conhecimento relacionado a arte e tecnologia digital no espaço urbano. Como parte da estância de pesquisa em NTNU do professor Dr Pablo DeSoto, o projeto será implementado de fato na segunda semana de Outubro. A proposta de intervenção pode explorar, por exemplo, as possibilidades da arquitetura como interface comunicativa digital entre geolocalizações remotas, criando um espaço público tecnológico ampliado entre Trondheim, Noruega e algum lugar na Amazonia de Brasil.
Professores colaboradores: Dr Lincoln David, Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) UFPB; Dra Leticia Palazzi, PPGAU UFPB; Dra Thais Gaudencio, Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) UFPB; Tatiana Wells, Cultura digital Brasil.
BIBLIOGRAFIA
Bratton, Benjamin H. The Stack: On Software and Sovereignty. Software Studies. MIT Press, 2015.
DeSoto, Pablo. Situation Room: Diseñando un Prototipo ciudadano de Sala de Situación. dpr-barcelona, 2011.
Haraway, Donna. O Manifesto ciborgue – ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX. 1985.
Medina, Eden. Revolucionarios cibernéticos: Tecnología y política en el Chile de Salvador Allende. LOM Ediciones, 2013.
Mitchel, William J, and William J Mitchel. Me++: The Cyborg Self and the Networked City. MIT Press, 2004.
Pérez de Lama Halcón, José. Devenires cı́borg: arquitectura, urbanismo y redes de comunicación. Universidad de Sevilla, 2006.
Rheingold, Howard. Smart Mobs: The Next Social Revolution : Transforming Cultures and Communities in the Age of Instant Access. Reading, MA: Basic Books, 2007.
ADRESSAPARKEN
Web / Tutorial / Design and Development / Multi-use Playspaces toolkit
PROGRAMA
Aula 1 – 19 de Agosto
- Introdução ao curso (Pablo DeSoto)
- Do Sputnik ao Stack: Arquitetura na época da computação a escala planetaria (Pablo DeSoto)
Aula 2 – 20 de Agosto
- Seminário a partir dos textos da bibliografia (todos os participantes).
- Adressaparken, espaço público tecnológico en la ciudad de Trondheim (Pablo DeSoto & Lincoln David)
- Resistir como Floresta (Pablo DeSoto).
- Entendendo o desmantamento atual na Amazonia (Leticia Palazzi).
Aula 3 – 21 de Agosto
- Entendendo o fondo Amazonia e relação com a Noruega (Tatiana Wells).
- Inteligencia artificial e cartografia dinamica online (Thais Gaudencio).
Aula 4 – 22 de Agosto
- Trabalho em sala de aula. Apresentação das propostas.